A associação de Karatê Okinawa foi fundada em 2013, com a determinação e compromisso para alcançar o desenvolvimento cognitivo, afetivo, social e a formação do caráter dos praticantes dessa modalidade.
Esse nome surgiu por causa da ilha de Okinawa, local que surgiu o karatê, que fica localizada no Japão, e as suas origens remontam ao século XV, durante o império do rei Sho Hashi.
Antigamente o Karatê não se chamava dessa forma, chamava-se Okinawa, e foi desenvolvido sob forte influência do kenpõ chinês, um sistema de combate corporal sem armas muito semelhante ao Kung Fu.
O grande responsável pelo desenvolvimento do Karatê foi o mestre Gichin Funakoshi, que introduziu essa arte como esporte no Japão e foi convidado pelo ministro da educação japonesa para dar aulas nas escolas e universidades do país.
O estilo Shotokan é o mais praticado em todo o mundo, pois utiliza ferramentas educacionais para disciplinar e formar o caráter do praticante.
O mestre Funakoshi pretendeu com seu método educacional disciplinar e ensinar um método de defesa pessoal com ênfase no auto controle, aliada a filosofia dos samurais, ajudar os estudantes em sua formação como homens e cidadãos úteis a sociedade.
A prática da modalidade permite desenvolver a força, a velocidade, os reflexos e a coordenação de movimentos, além de ser um exercício terapêutico.
O objetivo maior desta arte marcial é o aperfeiçoamento do caráter dos seus praticantes e a disciplina do corpo e da mente através do treinamento.
Propiciar o desenvolvimento psicomotor, cognitivo, afetivo, respeito mútuo, socialização e a integração dos participantes dessa arte.
Instruir na formação do caráter da criança, propiciando vivencias que evoluam questões intrínsecas e extrínsecas.
Influenciar no fortalecimento do sistema imunológico, mudanças nos hábitos alimentares e cuidados com a higiene.
Verificar o nível de saúde de cada indivíduo, estimulando o cuidado ao corpo.
No ato da matricula será feita uma anamnese com perguntas referentes ao seu histórico familiar, para obtenção de algumas informações que ajudem na promoção e prevenção da saúde.
Depois serão feitos os testes, como:
Devem ser apresentados os exames de rotina do aluno (fezes, urina e sangue) e o eletrocardiograma. Solicitamos uma área especifica da escola para ser realizadas as aulas de karatê.
As aulas serão ministradas dois dias da semana, com 50 minutos de duração.
Utilização de aulas lúdicas abordando conteúdos desse esporte, como:
Alunos que fazem parte da comunidade escolar, com a faixa etária a partir de 04 anos, dos gêneros: masculino e feminino, respeitando a individualidade biológica de cada participante e o seu desenvolvimento.
© Copyright 2024 TITAN | Todos os direitos reservados.